top of page
  • r2ponto

30 de Maio - Dia Mundial da Esclerose Múltipla.

30 de Maio - Dia Mundial da Esclerose Múltipla. Vamos abordar um pouco sobre esse diagnóstico, sintomas e tratamentos em nosso blog! Confira abaixo.

A esclerose múltipla (EM) é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central, incluindo o cérebro, a medula espinhal e os nervos ópticos. A EM ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca a mielina, uma substância que envolve e protege os nervos, causando inflamação e danos nos nervos.



Os sintomas da EM variam amplamente e podem incluir fadiga, fraqueza muscular, problemas de equilíbrio e coordenação, dormência ou formigamento, problemas de visão, problemas de memória e concentração, além de incontinência orgânica. Os sintomas podem ser leves ou graves e podem desaparecer e retornar ao longo do tempo.

O diagnóstico da EM é baseado em vários fatores, incluindo histórico médico, exame físico e de função neurológica, exames de imagem do cérebro e da medula espinhal e testículos. Não há um único teste que possa confirmar o diagnóstico de EM, mas uma combinação desses testes pode ser usada para diagnosticar a doença.

Atualmente, não há cura para a EM, mas existem tratamentos que podem ajudar a controlar os sintomas e atrasar a progressão da doença. O tratamento da EM geralmente envolve medicação para reduzir a inflamação e suprimir o sistema imunológico, fisioterapia e outros tipos de terapia ocupacional e reabilitação.

Além disso, muitas pessoas com EM encontram suporte e ajuda através de grupos de apoio, aconselhamento e outros recursos comunitários. É importante falar com um médico especialista em EM para discutir as opções de tratamento e encontrar o plano de tratamento que melhor se adapte às necessidades individuais de cada paciente.


6 visualizações0 comentário
bottom of page