O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo e cerca de 95% dos casos de câncer de mama diagnosticados no início têm chance de cura.
Veja quais são os sintomas do câncer de mama:
· Aparecimento de um nódulo ou de um espessamento da mama, próximo a ela ou na região da axila; · Alteração no tamanho ou na forma da mama; · Alteração no aspecto da mama, auréola ou mamilo; · Saída de secreção sanguinolenta pelo mamilo, sensibilidade mamilar ou inversão do mamilo para dentro da mama; · Enrugamento ou endurecimento da mama (a pele da mama adquire um aspecto de casca de laranja); · Sensações diferentes como calor, inchaço e rubor
Há vários fatores de risco que, se evitados, podem ajudar a preveni-lo.
· Boa alimentação é a dica número um para cuidar da sua saúde. Como em tudo na vida, o segredo está no equilíbrio. · Olho na balança para não engordar muito. · Fumo é um grande fator de risco de câncer. · Evitar bebidas alcoólicas. · Terapia de reposição hormonal: antes de fazer a TRH, é importante consultar o médico. · Exercícios, sempre. Quem não gosta de praticar esportes pode fazer caminhadas, dançar, pedalar, entre outras atividades.
Para aumentar a possibilidade de um diagnóstico precoce do câncer de mama você deve: Consultar ginecologista – a consulta deve ser feita uma vez por ano ao menos; Fazer mamografia – a partir dos 40 anos, é recomendada a realização de mamografia de rastreamento anual. Se houver histórico familiar, o médico pode indicar que comece a ser feita mais cedo e com mais frequência. Já o autoexame, embora seja muito importante fazê-lo para detectar alterações nas mamas, não há evidências de que ajude efetivamente na detecção precoce da doença. O diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta as chances de cura e de um tratamento menos agressivo. Além de ser a melhor forma de evitar que a doença se espalhe. Consulte sempre um médico de confiança, somente ele poderá dar o diagnóstico e indicar o melhor tratamento para o seu caso.
Comments