No dia 08 de abril, celebramos o Dia Mundial do Combate ao Câncer, por isso queremos reforçar a importância do diagnóstico precoce, pois, quanto mais cedo a doença for detectada, maior a chance de cura.
Os cânceres mais incidentes no Brasil são os de pele não melanoma, mama, próstata, cólon e reto, pulmão e estômago. “O câncer de pele não melanoma é muito frequente porque a pele é o maior órgão de nosso corpo e vivemos num país tropical, com grande incidência e exposição solar.
Os tipos mais preocupantes do ponto de vista de saúde pública são o câncer de próstata, mama, pulmão, colorretal, estômago e colo de útero. É importante saber que cerca de 30% deles podem ser evitados com hábitos saudáveis de vida. Vários fatores de risco determinam esta realidade: sedentarismo, alimentação, tabaco, obesidade, álcool e outros fatores como envelhecimento da população, poluição ambiental, agrotóxicos, genéticos, infecções como HPV e H.pylori, entre outros.
Alguns dos exames de imagem realizados na CDI são fundamentais para ajudar o médico a realizar um diagnóstico mais preciso de diversos tipos de câncer e facilitar a indicação do tratamento mais específico para cada caso.
Conheça os principais exames para facilitar o diagnóstico de diversos tipos de câncer:
– Tomografia Computadorizada
– Ressonância Magnética
– Mamografia
– Ultrassom
– Punções e Biópsias etc
Quanto maior a demora para iniciar o tratamento, mais avançada é a doença e piores são os resultados do tratamento e os impactos sociais e financeiros.
Comments