3 lesões mais comuns no ombro e o auxílio da Ressonância magnética para diagnóstico
- r2ponto
- 10 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
Dor no ombro é a segunda maior queixa num ambulatório de ortopedia. O diagnóstico preciso da causa da dor do ombro é fundamental para seu tratamento

A ressonância magnética é um excelente método para identificar com acurácia as tendinopatias e roturas do tendão supraespinhal e demais componentes do manguito rotador, que são a causa mais comum de dor no ombro. Permite também o diagnóstico de outros motivos, que podem ser a razão principal da dor ou estarem associados as lesões do manguito rotador, como a capsulite adesiva, artrose acromioclavicular, glenoumeral, artrites etc.
É comum que ocorram traumas e lesões nos ombros durante a prática de atividades esportivas e recreativas, devido à sobrecarga, movimentos repetitivos e a impactos, principalmente em nadadores, tenistas, jogadores de vôlei, praticantes de musculação e de ginástica localizada.
Também podem lesionar a região as atividades profissionais como trabalhos de construção, pintura e carpintaria e, atividades cotidianas, como estender roupas em varais altos, pegar objetos em armários altos ou no banco de trás do carro, que obrigam um movimento de alavanca.
O diagnóstico é feito a partir de exames clínicos realizados pelo médico especialista, que ouvirá o histórico e as queixas do paciente e, complementados com exames de imagem como raio-X, ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética ,que são solicitados para verificar a causa do sintoma.
Comments